INICIATIVAS APOIADAS
Parcerias que transformam vidas
Banco de Olhos
O Banco de Olhos da Unicamp foi criado em 1992 e no ano 2000 passou a integrar o Sistema Nacional de Transplantes. Atualmente é um dos responsáveis pela captação de córneas em 127 cidades do estado de São Paulo. Tem infraestrutura adequada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e também é responsável por treinamento de equipes de captação e preservação de tecidos.
As filas de transplante de córnea no país são regionalizadas dentro de cada estado, e todos os pacientes do sistema público ou privado são inscritos em uma única fila. A distribuição é coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde por ordem de entrada no sistema e com algumas situações de priorização.
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM REABILITAÇÃO
O Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (CEPRE) faz atendimento às pessoas com deficiência visual e auditiva, ensino e pesquisa. Conta com uma equipe multiprofissional, o que permite a oferta de cursos de formação na área da deficiência visual e surdez, em nível de extensão e especialização. A população atendida é oriunda principalmente da região metropolitana de Campinas; também tem recebido usuários de outras regiões do estado e eventualmente de outros estados.
Bio Banco
A criação do primeiro banco de tecidos oculares tem permitido a coleção, catalogação e armazenamento de amostras para estudos nas diversas áreas relacionadas as doenças oculares. Estudos de fisiopatologia de doenças oculares tem sido propostos e vinculados ao Biobanco de tecidos oculares do Departamento de Oftalmologia da Unicamp e buscam avaliar em nossa população mecanismos atuais de doenças oculares prevalentes, abrindo assim novas perspectivas terapêuticas.