FORMAÇÃO
Uma das melhores instalações de Oftalmologia no Brasil
GRADUAÇÃO
110 alunos por ano
PÓS-GRADUAÇÃO
Aprimoramento de oftalmologistas especialistas
Principais áreas de pesquisa:
Administração e planejamento em cuidado ocular do escolar
Epidemiologia e assistência comunitária na prevenção da cegueira
Cuidados clínicos e terapêuticos em doenças oculares
Pesquisa básica em genética
RESIDÊNCIA MÉDICA
Tecnologia avançada para diagnóstico e tratamento de todas as doenças oculares
O Serviço de Oftalmologia está equipado com tecnologia avançada para diagnóstico e tratamento de todas as doenças oculares, e sua equipe tem participação ativa em eventos científicos nacionais e internacionais. Foi considerada uma das melhores instalações de Oftalmologia no Brasil, evidenciada pelo grande número de candidatos que recebemos para o Programa de Residência a cada ano, com uma das maiores taxas de candidato/vaga entre todas as escolas de oftalmologia do país.
Atividade dos Residentes
Nosso objetivo é formar especialistas com uma visão ampla de todos os problemas de saúde ocular, mas com ênfase nos tratamentos e nas medidas preventivas. O trabalho em programas comunitários coloca nossos residentes em estreito contato com as lutas cotidianas da população e lhes fornece ferramentas para suas futuras atividades na área. Oferecemos 10 vagas por ano, uma das maiores do país e o programa tem a duração de 3 anos.
As atividades incluem:
Participação nos ambulatórios de subespecialidades
Clínica de urgências
Cirurgias eletivas
Reuniões científicas diárias
Cirurgia experimental
Clínica prática no hospital satélite em Divinolândia
Participação em eventos científicos
Participação em pesquisa científica
Participação em projetos comunitários e de Prevenção à Cegueira
Participação no programa de captação e doação de olhos através do Banco de Olhos da UNICAMP
EDUCAÇÃO CONTINUADA
A Oftalmologia da Unicamp realiza há mais de 30 anos simpósios internacionais
O Serviço de Oftalmologia da Unicamp oferece, além das 35 vagas anuais para Residência Médica, 25 vagas de especialização, que são nossos ‘Fellows’.
Além da atuação na graduação médica, na residência de oftalmologia e na pós-graduação, a Oftalmologia da Unicamp realiza há mais de 30 anos simpósios internacionais nas diversas áreas da especialidade, além de eventos locais. São eventos anuais com presença de oftalmologistas de diversas regiões do país.
São exemplos:
– JORNADA PAULISTA DE OFTALMOLOGIA, em parceria com duas outras universidades estaduais de São Paulo, a USP (Universidade de São Paulo) e a UNESP ( Universidade Estadual Paulista) evento que reúne todos os alunos, residentes, fellows, e professores das três universidades, além de oftalmologistas da região.
– Simpósio Internacional de Glaucoma da Unicamp;
– O objetivo desta união foi de fortalecer as reuniões anuais que ocorriam separadamente, além de trocar experiências e compartilhar conhecimento entre os membros e desenvolver pesquisas em associação. Também é objetivo da associação a divulgação destes conhecimentos e experiências dos professores para os colegas oftalmologistas do estado de São Paulo.Nos últimos anos convidamos e contamos também com a colaboração das Disciplinas de Oftalmologia da Faculdade de Medicina Veterinária de Jaboticabal e de Botucatu.
UNICAMP EM DESTAQUE
“A produção científica da Unicamp tem lugar de destaque no cenário internacional e a universidade é por dois anos seguidos classificada como a melhor na América Latina segundo ranking da publicação britânica Times Higher Education (THE)”
PESQUISA & EXTENSÃO
Sua carreira em constante evolução com a Unicamp
A produção científica da Unicamp tem lugar de destaque no cenário internacional e a universidade é por dois anos seguidos classificada como a melhor na América Latina segundo ranking da publicação britânica Times Higher Education (THE). A Oftalmologia tem contribuído com importantes publicações nas diversas áreas da especialidade, já destacadas aqui anteriormente.
O curso de pós-graduação em Oftalmologia foi criado em 1992 e tem formado mestres e doutores com pesquisas de alto nível. No curso de pós-graduação, a matéria “Metodologia de Investigação Científica” é obrigatória e contou no seu desenvolvimento com a participação e colaboração da professora Maria Cristina Leske, Distinguish Professor da Universidade de Nova Iorque, Stony Brook. Desde esse período, as pesquisas do tipo ensaio clínico controlado ganharam destaque. . Estes estudos passaram a ser publicados em revista de maior impacto e tem sido citados com frequência. Alguns deles estão listados ao final do texto.
Um desses estudos trata da avaliação da prevalência de cegueira na cidade de Campinas, e vai também comparar com pesquisa do mesmo tipo realizada há 10 anos. Este outro estudo de 2004 é um dos três existentes no país que avaliou a prevalência de cegueira numa região do país e tem sido citado em diversas publicações que tratam da epidemiologia da cegueira no mundo e América Latina. Seus resultados fazem parte de banco de dados do IAPB, disponível na internet.
CURSO DE AUXILIAR DE OFTALMOLOGIA
Mais de 20 anos formando profissionais
O CURSO DE AUXILIARES DE OFTALMOLOGIA foi criado nesta instituição e realizado pela primeira vez no Brasil há mais de 20 anos, com o objetivo de potencializar e agilizar o trabalho do médico oftalmologista. Hoje é reproduzido por vários outros centros no país todo e nesse ano será apresentado pela primeira vez em plataformas virtuais de ensino ( Moodle), em parceria com a Escola de Extensão da Unicamp.